17 de março de 2010

Cineclube Curta Circuito em parceria com o Instituto 14 Bis

A Associação Curta Minas/ABD-MG, a USIMINAS e o Instituto 14 Bis de Educação e Cultura têm o prazer de convidar para a primeira sessão do ano do Cineclube Curta Circuito em Guaxupé.

Para a abertura, dia 26 de março, sexta-feira, às 18h, Cine 14 Bis, com entrada franca, apresentaremos a sessão especial – Eixo Brasil – com a exibição do Longa Documentário: Simonal, Ninguém sabe o duro que dei.

De um dos cantores mais populares do Brasil à figura odiada pela esquerda, acusado de ser um suposto delator a favor da ditadura militar. Simonal não passou imune às acusações de colaboração com o regime e sua carreira perdeu parte do grande sucesso anterior. Em 2003, a Comissão dos Direitos Humanos da Organização dos Advogados do Brasil o inocentou moralmente das acusações em julgamento simbólico. Para além das esferas jurídicas, o filme também tenta ser mais uma pedra angular no processo de reabilitação moral de Simonal. Mas lutando em campo mais certo: no campo do imaginário, pois foi nele que Simonal foi “condenado”. Entretanto não nos fazendo esquecer que nesse campo, ao qual pertence a música também, sobressaia algo que não se pode jamais eclipsar ao falar de Wilson Simonal: seu imenso talento musical. Tudo o mais, mesmo, deve vir em segundo plano.

Filme que será exibido:

Simonal, ninguém sabe o duro que dei.
Cláudio Manoel, Micael Langer, Calvito Leal, RJ, 2009, 86'

A trajetória do ex-cabo do exército Wilson Simonal, que se tornou cantor de grande sucesso nos anos 60. Lançado por Carlos Imperial, Simonal vendeu milhões de discos e lotou estádios em seus shows até ser condenado ao ostracismo devido à acusação de que era informante da ditadura militar, o que sempre negou.

Prêmios:
Festival do Rio 2008
Hors Concours
13º Festival É Tudo Verdade
Menção Honrosa
I Festival Paulínia de Cinema
Melhor Documentário – Júri Oficial e Júri Popular
Crédito das Fotos do Simonal : Agência Estado de Minas e Arquivo Nacional

*Debate após a sessão com os organizadores do Curta Circuito em Guaxupé

Cineclube Curta Circuito - 2010
Data: 26 de março
Local: Cine Teatro 14 Bis - Guaxupé
Horário: 18h
Classificação Indicativa: livre
SESSÃO GRATUITA


Assessora de Imprensa Cineclube Curta Circuito - Daniela Fernandes (31) 98059625 - (31) 32019665.

O Cineclube Curta Circuito conta com o patrocínio da Usiminas e com os apoios culturais: Rádio Inconfidência, Programa Curta, Guia Entrada Franca, Curta o Curta, Hotéis Othon, Restaurante Dona Lucinha e Vsnet. O projeto é realizado com o benefício da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário