8 de abril de 2010

Diversidade no Cineclube


A Associação Curta Minas/ABD-MG e a USIMINAS apresentam o Cineclube Curta Circuito.


Para a primeira exibição de abril, dia 9, sexta-feira, às 18h, Cine 14 Bis, com entrada franca, apresentaremos a sessão Panoramas - Diversidades.

O desejo e o preço, tal poderia ser o resumo do foco que estes filmes abrem sobre a questão da sexualidade. O desejo retratado como atrelado à liberdade e como algo indispensavelmente humano. O preço que se paga por socialmente ser esse desejo reprimido. Assim os filmes giram em torno dessa espécie de clandestinidade do desejo homossexual, que acaba por lançar seus asseclas numa sombra, num limbo e que os oprime a viver apartados de si mesmo. No silêncio. Estes são filmes que vão buscar a voz dos que são calados constantemente e retratar suas agruras na luta por si mesmo.

Foto do curta: Bárbara

Curtas que serão exibidos:


Bárbara
Carlos Gradim, MG, 10'

Ao lado do leito em que seu pai está morrendo, este ser humano que é rejeitado de dia pelas mesmas pessoas que lhe amaram à noite, se afirma em suas lembranças. O pai, que cedo recusou sua androgenia, talvez esteja começando a morrer junto com um mundo acostumado a essa lógica dualista que divide tudo entre bem e o mal,essência e existência, aparência e realidade, feminino e masculino. Bárbara, travestida em aparência e essência, trai esta lógica e, também talvez por isto, tenha que continuar sendo sempre Bárbara, este ser na corda bamba, entre camas de vida e morte, entre a recusa e a aceitação.

Sapato de Aristeu
Luiz René Guerra, SP, 17’

O corpo de uma travesti morta é preparado por outras travestis para o velório. A família, após receber o corpo, decide enterrá-lo como homem. Uma procissão de travestis então se encaminha para o velório para dizer adeus. Os sapatos são calçados. A morte é apenas uma janela.

Café com Leite
Daniel Ribeiro, SP, 18’

Quando os planos para o futuro mudam, novos laços entre Danilo, Lucas e Marcos são criados. Entre videogames e copos de leite, dor e decepção, eles precisam aprender a viver juntos.

NESTA SEXTA-FEIRA DIA 09/04 ÀS 18:00 NO CINE TEATRO 14 BIS DE GUAXUPÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário