9 de agosto de 2010

"Troque o Giz pela Pipoca 2010" tem início em agosto


Estudantes e professores da rede pública de ensino participam do projeto, em que filmes nacionais são exibidos, gratuitamente. E neste ano, o "Troque o Giz pela Pipoca" leva o Cinema de Rua às cidades do interior de Minas.

(Karina Smargiassi)

O projeto “Troque o Giz pela Pipoca”, realizado com grande êxito em 2008 e 2009, retoma suas sessões nos meses de agosto e setembro de 2010. O “Troque o Giz” consiste em apresentar filmes nacionais, gratuitamente, a estudantes da rede pública de Minas Gerais, além de sugerir atividades sobre os mesmos.

Podem participar escolas de ensino fundamental e médio. Os filmes escolhidos para este ano foram: “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”, com classificação livre; “Pequenas Histórias”, com classificação livre; “O Contador de Historias, com classificação de 12 anos; “Era Uma Vez”, indicado para 14 anos e “Salve Geral”, indicado para 16 anos. "Salve Geral" conta com a participação do ator guaxupeano Eucir de Souza, que interpreta o personagem Chico.

Muitas escolas já mostraram interesse e estão agendando suas sessões, a maioria pelo terceiro ano consecutivo. Karina Smargiassi, coordenadora do projeto, acredita que o sucesso do projeto se dá pelo nível dos filmes apresentados e ao apoio pedagógico oferecido as escolas. “Cada escola recebe uma revista sobre os filmes, onde podem propor aos estudantes atividades audiovisuais, como criação de documentários, peças teatrais e exposições de desenhos. Também acompanhamos as sessões e visitamos as escolas antes do projeto e depois que eles realizam as atividades”.

Este ano, o projeto apresenta uma grande novidade: o Cinema de Rua! Serão cinco cidades que vão receber sessões de cinema na praça, em um super telão, totalmente gratuitas à população. Serão exibidos dois filmes nas cidades de Jacuí, Juruaia, São Pedro da União, Nova Resende e Bom Jesus da Penha, entre os dias 21 e 25 de agosto. Os locais de exibição estão sendo definidos pelas cidades. “Levar o cinema a estas pequenas cidades que não possuem sala de cinema é importante para formação de público para o cinema nacional, assim como acontece em Guaxupé e Paraíso, além de instigar a curiosidade dos estudantes”, conta Tuany Mancini, produtora.

No ano passado o projeto envolveu cerca de 20 municípios do Estado de Minas Gerais, com a participação de aproximadamente 13.000 estudantes e 200 professores de escolas públicas da rede estadual mineira, com exibições nas salas de cinema de Guaxupé, São Sebastião do Paraíso, Oliveira e Cambuí.

As sessões já estão sendo agendadas pelo telefone (35) 3551-6669 ou pessoalmente na sede do Instituto (Rua Capitão Joaquim Norberto, 77- Centro). As exibições serão realizadas nas cidades de Guaxupé e São Sebastião do Paraíso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário