18 de maio de 2011

Diversidade cultural em Guaxupé

De 22 a 28 de maio, diversas atividades culturais e artísticas, como oficinas, cinema, teatro, palestras, show de MPB e exposições, vão acontecer em Guaxupé, em diversos locais: no bairro Santa Cruz, no Núcleo Rural Pinheiros, no Teatro e Museu Municipal, no Instituto 14 Bis, na Casa da Cultura, na Casa da Vó Maria, no CIEG, no auditório da Educação. Todas direcionadas à comunidade e gratuitas.

Ao todo, três eventos e projetos distintos acontecerão nesses dias: show Circo dos Sonhos, com o compositor mineiro Wolf Borges; oficina e espetáculo da Cia Teatral Luna Lunera, com o patrocínio da Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura; e o projeto Caravana Digital. Este último tem o apoio da Vivo, também via governo do Estado de Minas Gerais.

O contato com essas instituições foi realizado pelo Instituto 14 Bis, graças à rede formada pelos Pontos de Cultura de Minas, e por intermédio do vereador Mauri Palos. Como a programação é bastante diversificada, o 14 Bis propôs a formação de parcerias. Todos os parceiros têm em comum a proposta de favorecer a democratização da arte e cultura, compartilhando novas tecnologias que habitualmente não são acessíveis à maioria da população. Para atrair um público diversificado e expressivo, é importante o envolvimento de todos os meios de comunicação da cidade.

A Prefeitura de Guaxupé, por meio dos departamentos de Educação e Cultura, cedeu espaços e infraestrutura para realização de diversas atividades. No espaço Casa da Vó Maria, administrado pela Associação AC Viralatas do Samba, acontecerão uma oficina de dramaturgia e festa de confraternização no final do evento. Profissionais do Instituto Cultural Elias José, Casa da Cultura, do Coletivo Beerock, da Rádio Comunitária 87FM e TV Sul estão envolvidos na produção das oficinas e palestras, bem como na divulgação da programação.

Para participar das oficinas é preciso fazer inscrições pelo site do Instituto 14 Bis, pois o número de vagas é limitado. As escolas podem agendar visitas monitoradas às exposições que vão acontecer no foyer do Teatro e no Museu Municipal. Também, a palestra Educação Midiática, dia 26, voltada para educadores e alunos a partir do 8º ano, requer reserva de lugares.

Dia 27, o ingresso para a peça teatral Aqueles Dois, da Cia Teatral Luna Lunera, é 1 kg de alimento não perecível. Dia 28, na rua, em frente ao Teatro Municipal, vai acontecer o espetáculo Os Amantes de Sherazade, com o Grupo de Teatro Kabana. Ainda, haverá exibição de curtas-metragens ao ar livre, dia 26, no bairro Santa Cruz e, 27, no Núcleo Rural Pinheiros (ver programação anexa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário