5 de setembro de 2012


ELES ATIRAM EM CAVALOS, NÃO ATIRAM?

Filme raro, não disponível em DVD no Brasil é a próxima atração no Cine-Fórum. Cine Kaiser apresenta: ELES ATIRAM EM CAVALOS, NÃO ATIRAM?


2º Ciclo: 2º semestre do Cine-Fórum 2012.
TERCEIRO E ÚLTIMO FILME DO CICLO TRÊS VEZES OUSADO
Nos anos 60 o assunto nas ruas era a violência da guerra, o despropósito do racismo, o sexo livre, drogas e as novidades do rock. Quem iria ao cinema para assistir a musicais açucarados ou a um épico hollywoodiano enquanto o mundo real pegava fogo? O cinema estadunidense sentiu que estava longe de proporcionar a diversão que o público almejava, tendo que modificar seu formato.

SINOPSE: 
Durante a Grande Depressão, nos anos 30 nos Estados Unidos, a maioria da população carecia de uma vida digna, sofrendo com o desemprego. Foi nessa época que, entre outras oportunidades inusitadas, apareceram os concursos de dança, que testavam ao extremo a resistência dos competidores em troca de comida, roupas e alguns míseros trocados. Uma severa crítica aos realities shows, onde a dor e o desespero de alguém é um deleite de outrem. Uma fuga para não olhar-se no espelho e ver que determinada pessoa sofre tanto quanto aqueles expostos a ignorância destes programas. 


CURIOSIDADES:  
A Noite dos Desesperados é um dos grandes filmes norte-americanos. Realizado em 1969, em período notabilizado por um espírito crítico exacerbado da sociedade, trata de uma extenuante maratona de dança, cujos participantes concorrem a um prêmio de 1,5 mil dólares.
É fato: Estados Unidos, final dos anos 1920, início dos anos 1930, tempo de crise e depressão que se seguiu à queda da Bolsa de Nova York, em 1929. Proliferavam esses concursos que atraíam milhares de pessoas necessitadas em um país de desempregados.
Jane Fonda (Gloria) e Michael Sarrazin (Robert) compõem o núcleo central do filme dirigido por Sydney Pollack, formando um dos casais que viveram aquele vale-tudo. A bela sequência de abertura que posto aqui é um ato premonitório no filme, cujo título original é They Shoot Horses, Don’t They? (algo como “eles atiram em cavalos, não atiram?”), uma referência ao ato de sacrificar o animal ferido para que ele não sofra mais.
Adaptado do livro de Horace McCoy, o título do filme soa estranho quando apenas pensamos no nome que ganhou no Brasil – A Noite dos Desesperados, mais um exemplo horrível de títulos sem inteligência que os filmes ganham no Brasil. Mas em inglês é uma metáfora que nos remeterá, durante a projeção, ao absurdo da condição humana – à conclusão de que a vida daqueles deserdados, participantes por dias a fio da maratona, em sua maioria vencidos pelo cansaço e pela dor, não vale mais que a vida de um animal ferido em acidente.
Eles Atiram em Cavalos, Não Atiram? é um dos filmes representativos entre aqueles que na virada dos anos 60 para os 70 procuravam fugir do lugar-comum e manter o diálogo aberto com um público que – às voltas com a Guerra do Vietnã, a liberdade sexual, dentre outras conquistas sociais – se tornava muito mais crítico e não se espelhava mais – ou tão somente – numa dramaturgia romântico-intimista, que encontrou apogeu no cinema dos anos 1930 e 40.
Um momento do qual fazem parte títulos como "Bonnie and Clyde – Uma Rajada de Balas", de Arthur Penn, "Perdidos na Noite", de John Schlesinger, "Ânsia de Amar", de Mike Nichols, "Sem Destino", de Dennis Hopper e Peter Fonda, e tantos outros filmes moldados por uma geração ‘sexo-drogas-e-rock’n’roll’ (detectada em livro por Peter Biskind), que salvou Hollywood do marasmo dos grandes estúdios, consequentemente, do desastre da constante perda de público, da qual faziam parte, ainda, nomes como Martin Scorsese, Peter Bogdanovitch e Bob Rafelson.
Cada um a sua maneira soube detectar as crises sociais e sexuais que afligiam uma sociedade que, por assim dizer, estava se tornando adulta, com dilemas específicos que o cinema norte-americano começara a abordar, ali, no berço da ‘juventude transviada’, nos anos 50.
ELES ATIRAM EM CAVALOS NÃO ATIRAM? ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante para Gig Young. Ao todo foram 9 indicações, menos a de melhor filme. É o filme com recordista de indicações na história do cinema que não foi indicado a melhor filme do ano. Um absurdo!


CINE-FÓRUM – Sexta-Feira, dia 07/09 às 20h & Sábado, dia 08/09 às 18h no Cine Kaiser.
OBRIGATORIAMENTE LIGAR PARA CONFIRMAR HORÁRIO DESEJADO. Ligar na sexta-feira até às 15h e no sábado até 12h.
Rua Mariana Junqueira, 33 – Esquina com Av. Jerônimo Gonçalves. CINE KAISER (Estúdios Kaiser de Cinema) 
Telefone para agendamento:  (16) 3625-3600  (16) 9175-0375
O Cine-Fórum conta com o apoio da Churrascaria “Coxilhas dos Pampas, Kauzare, MGF, Gráfica Rochedo, Grupo São Lucas, Cinepolis e Cinemark”.
AVISO:
Por favor, não se atrase! Procure chegar com antecedência para evitar atrasos na sessão, debate e sorteio. 10 minutos antes do filme, os lugares serão liberados.
Sala: 50 lugares. Capacidade 60 pessoas. Ao iniciar a sessão, os portões serão fechados! 




ELES ATIRAM EM CAVALOS, NÃO ATIRAM? (They Shoot Horses Don’t They?) 1969 - Diretor: Sydney Pollack (de “Entre Dois Amores” 1985 e “Tootsie” 1982).
Com: Jane Fonda (Bi campeã do Oscar de melhor atriz por: “Klute – O Passado Condena” 1971 e “Amargo Regresso” 1978), Michael Sarrazin (de “Nossa, Que Loucura” 1974), Suzannah York (de “Superman – O Filme” 1978), Gig Young (de “Carícias de Luxo” 1961), Red Buttons (Oscar de melhor ator coadjuvante por: “Sayonara” 1958), Bonnie Bedelia (de “Duro de Matar I de 1988 e II de 1990”) e Bruce Dern (de “Meus Vizinhos São Um Terror” 1989).
Drama – Colorido – 129 minutos
CENSURA 16 ANOS


ENTRADA E AMPLO ESTACIONAMENTO INTERNO: GRATUITOS.
Venda de pipoca e refrigerante no local.
Após o debate, na sexta-feira dia 07/09 sortearemos um par de ingressos para o CINEMARK com validade até 31 de dezembro de 2012 e um voucher no COXILHA DOS PAMPAS - Sábado dia 08/09 sortearemos um voucher do COXILHA DOS PAMPAS, um par de ingressos ao CINÉPOLIS com validade até 31 de dezembro de 2012. 
Música ambiente na sala a partir das 19H20 NA SEXTA-FEIRA DIA 07/09 e a partir das 17h20 NO SÁBADO DIA 08/09 (VIDEOCLIP – THE CARPENTER e XANADU)

Curadores:
ANDRÉ LUIZ DE CASTRO e MARCOS LUIZ DE CASTRO. Jornalistas, produtores audiovisuais, produtores da São Paulo Film Commission e ambos contam com o apoio do crítico de cinema Rubens Ewald Filho.
Assista ao trailer legendado:







Nenhum comentário:

Postar um comentário